Pesquisa Google na Web

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Proteja seu Coração

Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde), a maior causa de morte do mundo atualmente é a Doença Coronariana, ou seja, problemas no coração, correspondendo à 12,2%, a AIDS e os principais Cânceres somam juntos 5,8%. As Coronárias são as artérias que levam sangue a todo o coração, quando uma delas "entope" literalmente, acontece o chamada Infarto, por que uma área do coração deixa de receber sangue, e morre. Em alguns casos, essa morte de parte do coração pode ser seguida de uma Parada Cardíaca(quando o coração para de bombear sangue para o corpo), e morte, nesse caso é chamada de Infarto Fulminante.
Sabendo disso, como você pode fazer para proteger o seu coração? Infelizmente não existe um remédio mágico, o que se pode fazer é combater os fatores de risco (são fatores que aumetam as suas chances de ter um infarto).
Aqui estão os principais fatores de risco: 1 SEXO MASCULINO,2 IDADE AVANÇADA,3 HISTÓRIA FAMILIAR,4 OBESIDADE,5 HIPERTENSÃO,6 COLESTEROL ALTO (hipercolesterolemia), 7 SEDENTARISMO,8 TABAGISMO,9 ESTRESSE,10 DIABETES.
Se você tem pelo menos 3 desses, principalmente a Históra Familiar de algum parente seu que já teve um infarto, está na Hora de se cuidar.
1 SEXO MASCULINO:Não há nada que se pode fazer contra esse fator de risco, apenas dar mais atenção aos demais como forma compensatória.
2 IDADE AVANÇADA: Mesma coisa, não se pode rejuvenescer.. então atente para os demais como forma compensatória.
3 HISTÓRIA FAMILIAR: Mesma coisa, não se pode trocar de genoma.. então atente para os demais como forma compensatória.
4 OBESIDADE: Aqui você deve perder peso, não para melhorar seu visual, mas sim para aumentar sua expectativa de vida, melhorando sua saúde, passe a comer mais alimentos de origem vegetal e menos de origem animal, procure um médico e/ou um nutricionista para prescrever uma dieta própria para você, e em relação a isso lembre-se, uma dieta saudável é aquela que você perde 1kg por semana, mais que isso se perde proteínas.
5 HIPERTENSÃO (pressão alta): Segundo a NYHA(New York Heart Association[Associação Novaiorquina do Coração]), o nível de pressão arterial ideal é 120x80 mmHg, os médicos dizem "Doze por oito", mas o máximo de pressão aceita é de 140x90 mmHg, mais que isso é hipertensão e você precisa ir a um médico. Então, descubra com um profissional de saúde qual o valor da sua pressão arterial e se estiver maior que esse patamar marque uma consulta. De ante mão eu digo para você cortar o SAL da sua comida se tem suspeita ou diagnóstico de hipertensão, pois ele aumenta muito a pressão, podendo um Infarto ou até mesmo um Derrame!
6 COLESTEROL ALTO: O colesterol é uma lipo-proteína responsável por transportar gordura no sangue. Adota-se como valor normal que ele estaja abaixo de 200mg. Ele é um dos principais fatores de risco a ser combatido, principalmente com dieta e uso de responsável de medicamentos, pois 50% do colesterol do corpo é endógeno, ou seja, você mesmo que produz. o que se pode fazer é orientar a produção pra ser de colesterol Bom(HDL) ou Ruim(LDL), e para isso, deve-se evitar gordura animal(aumenta o col. ruim), com exceção do óleo de fígado de bacalhau(reduzir o colesterol ruim e aumenta o bom), e preferir gorduras de origem vegetal como o azeite(aumenta o col. Bom), lembre-se de que ao colocar azeite na panela e usa-lo como se fosse manteiga não adianta pois ele perde a propriedade que o torna benéfico e praticamente "vira manteiga". Evite ao máximo gorduras Trans pois elas reduzem o colesterol bom e aumentam o ruim, encontra-se nas margarinas!
7 SEDENTARISMO: O hábito de não realizar atividade física. Ao realizar atividade física você melhora a função dos vasos sanguíneos, melhora a ação dos pulmões, queima calorias combatendo a obesidade, queima gorduras combatendo o colesterol alto e muito mais benefícios, mas lembre-se que para cada tipo de pessoa existe um execício adequado, não realize atividades que o seu corpo não está acostumado a fazer, isso pode ser prejudicial, fale sempre com um educador físico e/ou médico para ver qual é a melhor opção para você.Outra observação importante, tem gente que se exercita e diz:"Como eu malhei, vou comer um hamburgão escorrendo maionese, por que não vai ter problema..." , não caia nessa, para ter uma vida saudavel e proteger seu coração, você precisa agir em todos os campos, pois com a vida não se brinca.
8 TABAGISMO: Bom, todo mundo sabe que o tabagismo faz mal à saúde, ele é fator de risco pro desenvolvimento de praticamente todos os tipos de Câncer, destrói os pulmões , e lesiona os vasos sanguíneo por causa de suas toxinas. Os índices mostram que o tabagismo aumenta o risco de infarto em 200%! ou seja , triplica suas chances de morrer do coração, então, contra a dependência química, use sua força de vontade e a ajuda de profissionais que trabalham com isso.
9 ESTRESSE: O estresse aumenta a pressão, aumenta o colesterol, reduz a imunidade e mais um monte de outros problemas. A maior parte dos casos de Infartos ocorrem depois de um evento estressante ou emocionante, uma discussão, uma briga, um jogo de futebol. Então para proteger seu coração e seu corpo, leve a vida numa boa, diga Não ao Estresse.
10 DIABETES: Bom esse último fator de risco é especial pois é muito complicado já que é outra doença, se você já é diabético diagnosticado, continue seu tratamento de forma regular e responsável, se você não é, procure não abusar do doce para não se tornar, pois o diabetes provoca um aumento no colesterol, que já foi bastante discutido...

Bom, espero ter informado sobre como proteger seu coração, lembre-se de ir a um médico periodicamente e procure sempre cuidar da sua saúde, pois com a vida não se brinca.

Um comentário:

  1. Só pra enfatizar, o melhor tratamento para a doença coronariana é a prevenção dos fatores de risco, quanto menos o indivíduo estiver exposto a esses fatores citados, menor a chance de ter uma complicação da aterosclerose. Eu sugiro uma elucidação da gênese da doença coronariana e aterosclerose. Parabéns!

    ResponderExcluir