Pesquisa Google na Web

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Refluxo

A Doença do Refluxo Gastro-Esofágico(DRGE), é simplesmente a entrada de material ácido do estômago para o esôfago.Como se pode ver na figura abaixo, o nosso Sistema Digestório começa na boca, continua no esôfago até o estômago. O que acontece é que no estômago , onde ocorre a digestão de proteínas, o conteúdo é muito ácido; o duodeno , que é a próxima parte do Sistema Digestório, é preparado para receber essa acidez, mas o esôfago não é.
Então quando isso ocorre, o principal sintoma é a queimação e azia, que surge principalmente após refeições pesadas. Até agora pode parecer besteira e você deve pensar: "-Quando isso acontece eu tomo qualquer anti-ácido e pronto...". Infelizmente não é tão simples assim. A DRGE pode causar muitas complicações como o estreitamento de uma aréa do esôfago, feridas e úlceras no esôfago, se for muito alto pode causar faringite( dor de garganta),podem surgir úlceras sangrantes que podem causar anemia, mas se o sangramento for muito intenso, pode ser fatal! Além disso, em alguns casos pode causar lesões pré-cancerosas e depois o próprio câncer!

Mas ainda não há motivo para desespero, pois a DRGE tem várias causas com vários tratamentos, então, não deixe de ir a um médico, principalmente se sentir azia 3 vezes ou mais na mesma semana.

Algumas medidas que você pode fazer para diminuir os sintomas do Refluxo:
-Evitar alimento gordurosos pois eles estimulam o refluxo.
-Comer devagar e mastigar bem os alimentos. Quanto mais trabalho a boca fizer, menos trabalho seu estômago terá.
-Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.O álcool por si só agride tanto as mucosas do esôfago quanto de estômago, estimulando o refluxo e o vômito, e ferindo diretamente os dois órgãos.
-Aumente a quantidade de travesseiros! A gravidade ajuda a manter os alimentos no estômago, quando você se deita, o conteúdo ácido do estômago reflui mais facilmente para o esôfago piorando os sintomas.

Em alguns casos, o refluxo é piorado por problemas na "cárdia", uma "válvula" que existe entre o esôfago e o estômago. Quando esta não trabalha direito, as vezes é necessária a realização de um cirurgia.

Consulte um médico para este determinar qual será o melhor tratamento para seu caso e lembre-se sempre de evitar a auto-medicação, pois um remédinho inofensivo que todo mundo toma pode causar uma alergia em você e talvez até um CHOQUE ANAFILÁTICO , quando uma pessoa fica toda "inchada" por causa de uma alergia, isso pode causar a MORTE!

5 comentários:

  1. Café piora muito o refluxo?
    ;D

    ResponderExcluir
  2. O café, além de ser quente, ainda agride a mucosa gástrica e esofágica enquanto passa por ela. Se vocÊ tem refluxo tente evitar o consumo excessivo de café, principalmente se você também tiver Gastrite

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo conselho!!! ;D

    ResponderExcluir
  4. Saudações! Caro Levy, me desculpe por incomodar, mas gostaria de contatar o senhor e não consigo por aqui. Você poderia entrar em contato comigo? Meus contatos:
    E-mail: leandrors.sp @ gmail.com
    Whatsapp: +55 11 9 4720-5888
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir